← Voltar para a Home

← Voltar para o Blog

Consulta ginecológica com Homens Trans

Postado em 15 de dezembro de 2019.

COMO É MEU CONSULTÓRIO…aos homens trans

Eu acho o fim da picada qualquer tipo de pessoa sofrer violência e preconceito dentro de estabelecimentos de saúde. Isso não entra na minha cabeça: profissionais que ESCOLHERAM trabalhar com saúde não possuírem 2 coisinhas básicas – gentileza e respeito.

Como eu sei que esses ambientes podem ser mais um fator de agressão, explico a vocês, lindões e queridões, como é chegar ao meu consultório porque vocês merecem saber e ter a garantia de que é um local que também pertence a vocês.

Quem vai te receber é a Bia, uma secretária-amor, quietinha e competente. Ela vai te oferecer café, água e algum bolo, se for dia de bolo no consultório. Já aviso que terá glúten!

É uma sala de espera para apenas 2 salas de atendimento: uma minha e outra do meu parceiro de trabalho, @drdanielboro, cirurgião plástico que atende homens, mulheres e, inclusive, pessoas trans.

Com isso já sabemos que é uma sala diversa e não apenas cheia de mulheres cis. E a real é que é uma sala relativamente vazia, pois ela fica cheia apenas na troca de pacientes. A ideia é que você chegue e já seja atendido para que o horário agendado seja respeitado.

Há chances enormes de, tão logo você chegar, já me encontrar na sala de espera, junto com Daniel e Bia, conversando e rindo, passando um café. Nosso consultório é o mais íntimo, informal e vivo que você vai encontrar, isso eu garanto!

Eu NÃO garanto que você não irá cruzar com nenhuma mulher cis que esteja saindo ou chegando para atendimento, afinal, eu e o Dani precisamos trabalhar! Mas lá é um local seguro, onde existe preocupação com você. Eu adquiro uma postura de cão-de-guarda com qualquer pessoa que está sob os meus cuidados, com você não será diferente.

A consulta é uma conversa guiada e eu estou lá para te ouvir, tirar dúvidas, fornecer informações novas. O exame físico pode ou não acontecer nesse primeiro momento. A minha premissa é que ninguém seja examinado sem querer; eu te explico o porquê do exame, se você achar razoável a minha explicação, provavelmente será convencido. Se o exame físico tiver significados outros para você, motivo de angústia e ansiedade, conversaremos MUITO sobre isso e o exame ficará para quando você se sentir pronto.

Após a consulta, toda a burocracia em relação ao seu nome para fins de exames solicitados será feita da forma mais discreta e respeitosa, sem nenhuma exposição indesejada.

Não garanto como será sua experiência de atendimento, isso é com você ao final de tudo, mas espero que após ler tudo isso você sinta a honestidade da nossa disposição em estar com você naquilo que você busca: só cuidar da sua saúde, como qualquer outra pessoa.